Missão

Temos como princípios as seguintes missões:

1. Sendo uma Instituição confessional católica, as Faculdades Integradas Teresa D’Ávila fundamentam sua missão no Evangelho e nos ensinamentos da Igreja Católica, em diálogo aberto com as outras religiões, com a ciência e a tecnologia;

2. Sendo uma Instituição Salesiana, fundamenta-se educacionalmente no Sistema Preventivo de Dom Bosco que tem três pilares: Razão, Religião e Afeto. razão busca conhecimento como construção, privilegiando o protagonismo juvenil e a cidadania. A religião procura orientar o educando para o Transcendente, como valor e sentido da vida. O afeto (amorevolezza) faz o educando sentir que é amado e respeitado como pessoa humana, com suas diferenças e sem discriminação, promovendo uma educação inclusiva.

3. Sendo uma Instituição de Ensino Superior, assume as finalidades do Ensino Superior no Brasil: ensino, pesquisa e extensão.

4. Sendo uma Instituição situada no Vale do Paraíba, busca continuamente sua inserção na Cidade de Lorena e na Região, seja realizando um serviço de extensão aderente à realidade, seja tendo presentes os tipos de pesquisa necessários às Empresas da Região, à comunidade e à carência da população e do alunado. Tendo seus cursos inicialmente voltados para a área das ciências humanas, para as artes e o cinema, a FATEA acabou assumindo durante esses cinquenta anos uma significativa missão cultural, tornando-se um pólo de cultura na cidade e na região.

5. Sendo uma Instituição filantrópica, prioriza as necessidades sociais e a juventude, especialmente a empobrecida.