Análise da cadeia produtiva da cerveja e sua contribuição para o desenvolvimento regional

  • Maurilio José Pereira Fatec Cruzeiro - Prof. Waldomiro May
  • José Luis Gomes da Silva Universidade de Taubaté
Palavras-chave: Gestão da cadeia produtiva, Desenvolvimento regional, Cerveja, Estratégia, SWOT

Resumo

O gerenciamento da cadeia produtiva tem fundamental importância no processo de gestão. O setor de cerveja tem alta representatividade no mercado brasileiro. Diante dessa representatividade questiona-se a constituição da cadeia auxiliar da cadeia produtiva da cerveja e a contribuição da mesma para o desenvolvimento regional. O objetivo deste artigo é apresentar a cadeia produtiva da cerveja e como ela se relaciona com sua cadeia auxiliar, descrevendo os conceitos de cadeia produtiva e cadeia de suprimentos, apresentando dados referentes ao mercado da cerveja no Brasil e o desenvolvimento regional, além de mapear os elos que interferem na cadeia produtiva, principal e auxiliar, da cerveja e apresentar uma visão estratégica por meio da matriz SWOT e análise das estratégias de Alavancagem, Limitações, Vulnerabilidade e Problemas. Para isso foi utilizado um estudo com objetivo descritivo, abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico e documental. Pode-se concluir que a gestão da cadeia produtiva, incluindo a cadeia auxiliar, apesar de complexa, é uma ferramenta que faz qualquer gestor ter uma visão global do setor de atuação. Para o mercado brasileiro, a alta aceitação do público leva o setor cervejeiro a gerar um número representativo de postos de trabalhos, contribuindo direta e indiretamente com o desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Maurilio José Pereira, Fatec Cruzeiro - Prof. Waldomiro May

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU); Professor de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro – Prof. Waldomiro May (FATEC); Professor e Coordenador do curso técnico em Administração na ETEC Pe. Carlos Leôncio da Silva.

José Luis Gomes da Silva, Universidade de Taubaté

Mestre e Doutor em Ciência (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA). Coordenador Adjunto do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Unitau).

Publicado
2020-07-06
Seção
Artigos