Extensão universitária. Análise do projeto Edujornalismo para o letramento digital da FURB

Autores

  • Sandro Lauri Galarça Fundação Universidade Regional de Blumenau e Associação Educacional Bom Jesus
  • Cynthia Morgana Boos de Quadros Fundação Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com o objetivo de analisar a percepção dos estudantes de jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb) em relação às diferentes dimensões da extensão universitária e especificamente do projeto Edujornalismo para o Letramento Digital, que visa à inclusão digital cidadã de jovens e adolescentes de Blumenau por meio de oficinas interdisciplinares que permitam maior conscientização tanto em relação à recepção quanto à produção de produtos jornalísticos. Participaram 64 alunos do curso que responderam questionário autopreenchi?vel, estruturado com perguntas fechadas, no período de 11 a 22 de setembro de 2017. A maioria dos estudantes apontou que as atividades de pesquisa e extensão oportunizam maior envolvimento com a comunidade de Blumenau e região. Com referência ao projeto Edujornalismo, os alunos indicaram que ele contribui para o desenvolvimento da cidade, aproxima e promove contatos entre estudantes e o mercado profissional, coloca em prática as teorias estudadas em sala de aula e promove a cidadania por meio de suas atividades.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Artigos