Gestão escolar e conselho tutelar. Uma parceria necessária baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA

Autores

  • Mariana Ramos Machado Centro Universitário Teresa D´Ávila
  • Luciani Vieira Gomes Alvareli Centro Universitário Teresa D´Ávila e Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro

Resumo

A educação tem como foco maior a formação de um indivíduo crítico, capaz de atuar na sociedade em que vive. Para que uma educação de qualidade aconteça, é necessário que todos os sujeitos envolvidos participem de maneira eficiente e desempenhem bem as suas funções. O Gestor Escolar é responsável por uma equipe inteira, e deve planejar e zelar pelas ações dessa equipe e solucionar problemas dentro do âmbito escolar. Quando algum caso foge de seu limite de atuação, ele deve encaminhá-lo ao Conselho Tutelar, órgão responsável pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na sociedade. É nesse momento que se constitui uma relação que pode ser marcada pela qualidade ou pelo fracasso. O sucesso alcançado na resolução de um caso específico pode transformar a vida do aluno em sua totalidade: na escola, na família, na comunidade e em todos os segmentos da sociedade em que ele viva. Da mesma forma, o fracasso afeta todas essas áreas e pode gerar consequências para uma vida inteira. Muitos profissionais, independente do papel que desempenhem, não têm consciência acerca da importância da sua função e do quanto podem interferir no destino de um aluno. Esta pesquisa visa mostrar que um estreitamento de laços na ação colaborativa entre escola e o Conselho Tutelar pode gerar um trabalho em equipe que valoriza o diálogo, a compreensão, a parceria, os prazos burocráticos e, principalmente a compreensão dos limites até onde se pode chegar no cumprimento de funções ou papéis, a fim de conscientizar os sujeitos envolvidos em uma relação como essa. Os resultados obtidos mostram o sucesso de um caso resolvido com agilidade e compromisso em contraste com outro em que o fracasso comprometeu um ano de vida escolar de um aluno.

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Publicado

2018-07-05

Edição

Seção

Artigos