Comunicação organizacional e o noticiário de negócios. Um estudo exploratório sobre as relações discursivas entre os níveis de estratégia

Autores

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília
  • Maria Cecília Martinez Universidade Católica de Brasília
  • Ceci da Costa Diehl Universidade Católica de Brasília

Resumo

Este trabalho consiste em um estudo exploratório sobre os sentidos da estratégia construídos em processos de comunicação organizacional e em notícias de negócios, com o objetivo de refletir sobre possíveis relações entre os níveis institucional e organizacional da estratégia. O corpus de pesquisa foi formado por notícias sobre estratégia organizacional, veiculadas nos anos de 2015 e 2016, e por textos institucionais de uma organização privada, de grande porte, do Distrito Federal. A técnica de análise de análise textual discursiva foi aplicada, sendo consideradas como categorias apriorísticas as dimensões de conteúdo e de processo da estratégia organizacional. Os resultados indicam que os sentidos sobre a estratégia organizacional são construídos na interação ou nos acoplamentos entre os sistemas discursivos em que as decisões estratégicas são (re)produzidas.

Downloads

Publicado

2018-07-05

Edição

Seção

Artigos