Proposta de uma metodologia para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de Lógica de Programação na modalidade de Educação a Distância

Autores

  • Naidú Gasparetto de Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Sidnei Renato Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio José Parreira Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Tendo consciência do grande desafio que envolve o processo de ensino-aprendizado dos conceitos de Lógica de Programação apresentado nos Cursos de Computação, o presente trabalho propôs desenvolver uma metodologia de ensino para a modalidade EaD, utilizando como intermédio AVA Moodle, e com base no sistema Problem Based Learning (PBL), utilizando como apoio a ferramenta VisuAlg para apresentação do conteúdo e a elaboração dos desafios. Para que a metodologia possa somar de forma concreta no aprendizado de cada aluno, dividimos a mesma em 9 etapas, onde cada etapa o aluno é colocado como foco principal, trabalhando seus potenciais, e desenvolvendo a postura de agente ativo na procura pelo conhecimento. Com ajuda da metodologia aqui proposta, busca-se amenizar a grande vazão dos alunos dessa área de estudo.

Downloads

Publicado

2018-07-05

Edição

Seção

Artigos