O cotidiano midiatizado e a participação do cidadão comum em grupos colaborativos no Facebook. Um estudo de caso do Utilidade Capixaba – ES – UP

Autores

  • José Antonio Martinuzzo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcela Tessarolo Bastos Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Na sociedade em rede, em que o cidadão comum, em um cotidiano midiatizado e convulsionado pela técnica, produz e distribui conteúdo nas redes sociais digitais na internet, buscamos conhecer os motivos que atraem a participação das pessoas em grupos de conteúdo colaborativo no Facebook. Para nossa pesquisa descritiva, elegemos como objeto o maior grupo fechado de conteúdo sobre o Espírito Santo no Facebook, o Utilidade Capixaba – ES – UP. Na primeira etapa da pesquisa, por meio de big data e etnografia, pudemos comprovar que o grupo é um território informacional, como aponta Lemos, e possui conteúdo marcadamente sobre o Espírito Santo e a territorialidade capixaba. Na segunda fase do estudo, verificamos por meio de pesquisa quantitativa, aplicada por meio de questionário on-line, que ao participar desse tipo de grupo on-line, o cidadão comum busca informação em tempo real e conexão com as discussões do dia na internet, que afetam o cotidiano no território informacional capixaba.

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Publicado

2018-07-05

Edição

Seção

Artigos