O novo voluntariado e a comunicação de ONGs no contexto da América Latina

Autores

  • Gino Giacomini-Filho Universidade de São Paulo e Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Ricardo Carvalho de Almeida Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar e discutir o novo voluntariado em atividades comunicacionais de ONGs no contexto latino-americano. Trata-se de um estudo exploratório que se vale de modelos teóricos sobre as novas configurações do trabalho voluntário e sua interação com a comunicação das ONGs. A pesquisa também recorreu ao estudo de caso sobre o novo voluntariado nas atividades funcionais de comunicação da Opção Brasil em 2014, ONG integrada à rede Opción Latinoamérica (OLA). Os resultados apontam que os espaços de participação em ONGs criados e estimulados para o voluntariado em atividades de comunicação destas organizações se estabelecem em um ambiente transformador, tanto para a ONG, como para o voluntário. O modelo de comunicação encontrado na Opção Brasil apresenta características heterogêneas quanto a: motivações e interesses do voluntário; limites de recursos e intenso volume de ações comunicativas da organização; dependência do voluntariado de estudantes e profissionais para o cumprimento de sua missão organizacional.

Biografia do Autor

Gino Giacomini-Filho, Universidade de São Paulo e Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Docente do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Docente no curso de Comunicação Social da ECA/USP. 

Ricardo Carvalho de Almeida, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e docente de cursos de especialização da USCS: Empreendedorismo Social, Empregabilidade e Projeto de Vida, Desenvolvimento de Novas Competências. Coordenador de programas de extensão: PAES – Programa de Apoio a Entidades Sociais. PROEDUC - Programa de Contribuição com a Educação Básica. Fundador / Diretor Administrativo Financeiro da Organização Social Opção Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-31

Edição

Seção

Artigos