O impossível da educação como processo e a constituição do sujeito no campo da cultura. Alguns apontamentos sobre o ensinar e o educar

Autores

  • Polyana Ribeiro de Assis Corrêa Universidade Federal de Itajubá
  • Rogério Rodrigues Universidade Federal de Itajubá

Resumo

É notória a desqualificação da educação básica contemporânea, diante de dados que evidenciam a crise da educação. Acredita-se que parte dessa desqualificação está ligada à falta de compreensão sobre a prática educativa, principalmente, a diferenciação entre o ensinar e o educar. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar se as práticas cotidianas escolares, especificamente, no processo de alfabetização, caracterizam-se como produto ou como processo. Para tal, realizou-se pesquisa de campo com observação participante e diário de campo nos anos iniciais da educação básica, especificamente, nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica acerca da relação entre desenvolvimento e educação e o ensinar e o educar pauta-se em Adorno (1995), Arendt (2011), Freud (1990), Guattari (1981), Larrosa (1999), Marx (1983), Rodrigues (2013), Silva (2002). Conclui-se que a escola deve encaixar-se nos parâmetros das sociedades democráticas: equidade, igualdade, solidariedade e desenvolvimento humano, diferenciando-se do mercado que objetiva a excelência e a competitividade individual, uma vez que o mercado tenta reduzir os valores sociais, éticos e educativos da escola aos objetivos relacionados à produção fabril.

Biografia do Autor

Polyana Ribeiro de Assis Corrêa, Universidade Federal de Itajubá

Professora de Língua Portuguesa na rede pública municipal de Guaratinguetá. Mestranda em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). Especialista em Língua Portuguesa: Gramática e Uso pela UNITAU (2013) e em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP (2014)

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Docente Associado Nível II da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Tem experiência na área de Educação - Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Trabalha na linha de pesquisa: Fundamentos da Educação; Educação do corpo; Educação, Saúde e Trabalho. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa intitulado: A educação entre as práticas e os discursos: a aprendizagem escolar e o processo de formação cultural do sujeito. (Projetos de Pesquisa em Educação Básica Acordo CAPES FAPEMIG/2013 APQ-03301-12). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI). Área de interesse: Educação, Saúde e Trabalho. 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Edição

Seção

Artigos