A formação do professor alfabetizador e a linguística

Autores

  • Neide Aparecida Arruda de Oliveira Centro Universitário Teresa D´Ávila
  • Fernanda Valéria Pereira Moliterno Centro Universitário Teresa D´Ávila

Resumo

O objetivo deste estudo é o de promover uma reflexão sobre a importância do professor alfabetizador em sua formação para o ensino da linguística, nesta fase que merece atenção e deve ser discutida, visto que, as dificuldades na aprendizagem acerca da fala e escrita continuam e pouco se tem feito para solucionar os problemas que acometem a forma de alfabetizar.  A alfabetização é apresentada como simples codificação e decodificação do sistema na aprendizagem da leitura e escrita, aprender a ler pressupõe não só decifrar o código escrito, como interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros; aprender a escrever envolve não somente o escrito, estabelecendo correspondência entre letra e som, mas estar apto a produzir textos em diferentes situações comunicativas que esse alfabetizando vivencia. A Língua Portuguesa no Brasil apresenta uma grande variedade de dialetos, e estes se diferenciam por cada grupo social, o que faz reforçar o embasamento linguístico na formação do professor alfabetizador, para que o mesmo não assuma uma postura de “certo” e “errado” na alfabetização de seus alunos, sendo a alfabetização um processo de ensino-aprendizagem da língua que tem como objetivo dar ao alfabetizando mais um processo de comunicação verbal, a escrita, desse modo se faz necessário que o professor alfabetizador tenha conhecimento das variações linguísticas.

Biografia do Autor

Neide Aparecida Arruda de Oliveira, Centro Universitário Teresa D´Ávila

Mestre em Linguística Aplicada pela Unitau. Professora e Coordenadora do Curso de Letras do Centro UniversitárioTeresa D’Ávila – UNIFATEA.

Fernanda Valéria Pereira Moliterno, Centro Universitário Teresa D´Ávila

Graduada em Pedagogia. Pós-graduanda em Língua Portuguesa – Literatura e Linguagem pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila - UNIFATEA.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Edição

Seção

Artigos