Educação para o turismo.

O programa Mais cultura nas escolas em uma escola de Parnaíba, Piauí

Autores

  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí
  • Aline Ribeiro de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Dilene Magalhães Borges Universidade Federal do Piauí

Resumo

Buscou-se neste trabalho refletir sobre o papel da Educação para o Turismo, tendo a Educação Patrimonial como ponto de partida para as reflexões a respeito do fazer turístico no município de Parnaíba-Piauí. O objetivo consiste em analisar como a Educação Patrimonial tem ajudado os alunos da escola Municipal Borges Machado a conhecer e valorizar a cultura local e consequentemente a educação para o turismo. Neste sentido, adotou-se uma linha de conteúdos sobre Educação Patrimonial, o projeto Mais Cultura nas Escolas, sobre turismo, educação e hospitalidade. O delineamento da pesquisa se caracterizou como estudo de caso, por conseguinte a pesquisa classificou-se como exploratória e descritiva, e utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta dos dados usou-se da entrevista não padronizada e aplicação de questionário. Diante dos resultados pode-se perceber que a Educação Patrimonial tem contribuído para validar as experiências e conhecimento da realidade dos envolvidos e com isso cria-se um sentimento de pertencimento e afetividade com seus bens patrimoniais. No entanto, notou-se as limitações existentes no projeto, por isso acredita-se que a educação para o turismo pode além de agregar valores em relação ao exercício da cidadania, como também ajuda no despertar de um sentimento de pertencimento da comunidade local, o que auxilia na preservação de suas tradições.

Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Ciências da Comunicação – UNISINOS/RS; Mestre em Geografia (Organização do Espaço) – UNESP/Rio Claro; Especialista em Docência para Ensino Superior (Turismo e Hotelaria) – SENAC/SP; e Bacharel em Turismo – UNIMEP/SP. Professor Adjunto do Curso de Turismo da UFPI (Universidade Federal do Piauí – Brasil). Professor do Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia – UFPI e Professor do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Aline Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Piauí- UFPI; e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. 

Dilene Magalhães Borges, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Piauí- UFPI.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Edição

Seção

Artigos