Cinema na Educação.

Uma forma de compreender literatura brasileira no Ensino Médio

Autores

  • Regina Rossetti Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Sueli Fernandes Ferreira Bernardi Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumo

O cinema é a inovação que mudou sensivelmente o modo de ver, sentir e aprender o mundo a nossa volta. Os modos de aprender a literatura brasileira podem se utilizar do cinema com toda a linguagem inovadora criada pelo cineasta quando da adaptação de uma obra literária. Dessa forma, esta pesquisa traz um estudo de caso da adaptação da obra literária A hora da estrela, de Clarice Lispector para o cinema produzido pela cineasta, Suzana Amaral. Como objetivo, essa pesquisa busca possibilitar ao aluno do Ensino Médio a compreensão da obra literária A hora da estrela utilizando-se a adaptação do filme homônimo.  Este trabalho envolve revisão bibliográfica, análise documental e observação participante. Foram utilizados também os estudos caso-controle e a técnica de grupo focal. Sabe-se que o cineasta tem a liberdade de criação de uma nova arte utilizando-se como ponto de partida uma obra literária, porém o que se vê no filme adaptado é um retrato bem próximo à essência da novela de Clarice Lispector. Assim, os estudos trouxeram como principais resultados, um ganho importante na compreensão dos conteúdos literários apresentados, além do maior envolvimento e participação dos alunos nas aulas de Literatura.

Biografia do Autor

Regina Rossetti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora e Pós- doutora em Filosofia pela USP, Mestre em Filosofia pela PUC - SP e graduada em   Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de   São Paulo. Professora do Programa de Pós-  graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

Sueli Fernandes Ferreira Bernardi, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Comunicação pela USCS, especialização em Língua e Literatura Brasileira e graduada em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo, professora da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Edição

Seção

Artigos