Informática na educação.

Um olhar sobre a utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Gustavo de Oliveira Andrade Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
  • Vinicius Campos de Oliveira Centro Educacional Novo Horizonte de Leopoldina

Resumo

Este artigo consiste em mostrar uma visão geral das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no processo educativo como ferramenta auxiliar na aprendizagem. Identificou-se o papel das tecnologias na Educação, as demandas necessárias ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem, a importância do uso das ferramentas tecnológicas, tais como o computador na escola e a influência das TIC na prática pedagógica em sala de aula. Os dados coletados no estudo de caso mostram alguns impactos positivos e negativos em relação à aplicação das TIC na Educação bem como sua influência na construção de métodos diferenciados para utilização no processo de ensino e aprendizagem. Finalmente, neste trabalho, apresentamos a constatação da contribuição do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e, consequentemente, nas escolas.

Biografia do Autor

Gustavo de Oliveira Andrade, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Mestre em Ensino pela UNIGRANRIO. Pós-graduado em Informática em Saúde pela UNIFESP. Pós-Graduado em Gestão e Docência em EaD pela UFSC. Pós-Graduado em Capacitação de Docentes em Administração pela USP. Pós-Graduado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela UFABC. Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina. É professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Barra de São Francisco. Professor a distância do curso Técnico em Redes de Computadores do IFSudesteMG, campus Rio Pomba e tutor a distância da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

Vinicius Campos de Oliveira, Centro Educacional Novo Horizonte de Leopoldina

Especialista em Inspeção e Supervisão Escolar (FAVENI), em Gestão Escolar (UFV), em Mídias na Educação (UFSJ), em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UFF), em Tecnologias e Sistemas de Informação (UFABC) e em Docência do Ensino Superior (FALC). Licenciado em Pedagogia (Faculdade Alfa), em Matemática (UNIVEN) e em Informação e Comunicação (CEFET). Bacharel em Sistemas de Informação (UNIPAC). É Professor de Matemática e Informática no Centro Educacional Novo Horizonte de Leopoldina - MG.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Edição

Seção

Artigos