O adolescente e a escolha profissional.

Um processo de aprendizagem para os pais

Autores

  • Márcia Maria Dias Reis Pacheco Universidade de Taubaté
  • Renato de Sousa Almeida Universidade de Taubaté
  • Mariana Aranha Moreira José Universidade de Taubaté
  • José Edson da Silva Universidade de Taubaté
  • Camila da Silva Lopes Universidade de Taubaté

Resumo

Esse estudo tem como objetivo identificar o processo de aprendizagem do adulto, especificamente no exercício do papel de pai, no contexto da escolha profissional do filho adolescente, e compreender os aspectos envolvidos nessa transformação. Foram realizadas entrevistas abertas com três adultos que estão passando pela experiência de filhos adolescentes que estão em processo de escolha da profissão, ou que escolheram recentemente e estão cursando faculdades mediante as escolhas feitas.     Através das entrevistas houve a disponibilização de dados que foram trabalhados por meio da análise de conteúdo. Em todos os casos foram identificados os processos de aprendizagens ocorridos com os pais, e foi possível compreender alguns fatores que explicam como esse aprendizado ocorreu. Conclui-se nesse estudo que, a interface entre pais e filhos adolescentes em fase de processo de escolha profissional provoca a mudança de postura dos pais no sentido de que eles deem conta de acompanhar esse processo de mudanças dos filhos. Essas mudanças na vida dos adultos foram entendidas como um processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Márcia Maria Dias Reis Pacheco, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1992), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade de Taubaté efetivo (2010), lotado no Departamento de Pedagogia, concursada na disciplina de Didática com atuação na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Didática do Ensino Superior e Psicologia da Educação. Atua como Supervisor de Ensino pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Compõe o corpo permanente de docentes do curso de Mestrado Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais. Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Políticas Públicas.

Renato de Sousa Almeida, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor assistente doutor da Escola Superior de Cruzeiro e professor assistente doutor da Universidade de Taubaté. Professor no Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em neurofisilogia e fisiologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: neurotransmissão, fisiologia do exercício, atividade física e saúde no envelhecimento.

Mariana Aranha Moreira José, Universidade de Taubaté

Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006, 2011) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é professora visitante do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e também pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Tem experiência como Administradora Escolar em Centros Educacionais de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo, e como Professora Universitária e de Educação Básica. Atua principalmente com os seguintes temas: interdisciplinaridade, currículo, formação de professores e gestão.

José Edson da Silva, Universidade de Taubaté

Mestrando em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté, Pós-Graduado em Gestão de Produção pela UNESP de Guaratinguetá, Graduado em Tecnologia Mecânica com ênfase em Processos de Produção pelas Faculdades Integradas de Cruzeiro. Experiência profissional de 25 anos na Indústria, em empresas de médio e grande porte tais como Philips do Brasil em São José dos Campos, Tekno S.A. em Guaratinguetá e Iochpe-Maxion Structural Components em Cruzeiro onde trabalha atualmente.

Camila da Silva Lopes, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Administração pela Universidade Paulista (2014) e graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2007). Atualmente é mestranda em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté e oficial parlamentar na Câmara Municipal de São José dos Campos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Edição

Seção

Artigos