Despertando o olhar crítico estatístico no aluno da EJA

Autores

  • Marcílio Farias da Silva Centro Universitário Teresa D´Ávila
  • Andreza Marcelino Diniz Centro Universitário Teresa D´Ávila
  • Mariane Esther Rodrigues Antero Carmo Centro Universitário Teresa D´Ávila

Resumo

A Estatística é um conhecimento que parte da Matemática, bastante utilizado no cotidiano, ela está exposta em jornais, revistas e na mídia. Para que tenhamos entendimento sobre o que esta ciência evidência, temos que ter uma boa fundamentação do mesmo, nos anos iniciais. Cabe aos professores criar métodos mais fáceis e usufruir de ferramentas simples, para que os alunos tenham uma maior compreensão sobre o assunto proposto, e saibam utilizá-los como ferramenta crítica no seu dia-a-dia. A partir disso, buscamos pesquisar nas classes da EJA, se esses alunos tiveram uma boa fundamentação desse conhecimento nos anos iniciais, e se os mesmos sabem como utilizar a Estatística na sua vivência em sociedade.  Assim levantamos a seguinte questão, “O aluno da EJA sabe usar o conhecimento da Estatística como ferramenta crítica no seu dia-a-dia”? Os resultados foram notáveis e satisfatórios, pois mostraram que o entendimento dos alunos da EJA sobre a estatística é notório, assim houve-se uma discrepância entre resultados e referencial teórico, porem bastante construtiva para a pesquisa e assunto.

Biografia do Autor

Marcílio Farias da Silva, Centro Universitário Teresa D´Ávila

Mestrado Profissional em Educação Matemática pela PUC/SP. Prof. Universitário no Centro Universitário Teresa D’Ávila e Fundação Canção Nova. Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Web e FTO no UINIFATEA. Doutorando em Educação Matemática na PUC/SP

Andreza Marcelino Diniz, Centro Universitário Teresa D´Ávila

Graduando em Educação no UNIFATEA

Mariane Esther Rodrigues Antero Carmo, Centro Universitário Teresa D´Ávila

Graduando em Educação no UNIFATEA

Downloads

Publicado

2018-03-30

Edição

Seção

Artigos