Glossário do Cinema

15, maio, 2009

Disponibilizamos nessa página um Glossário com os principais termos utilizados no mundo do cinema. Você pode consultá-lo sempre que tiver curiosidade sobre algum termo ou utilizá-lo em seus trabalhos e pesquisas acadêmicas.

A
• AÇÃO: Termo utilizado para descrever a função do movimento que acontece diante da câmera.
• AÇÃO DIRETA: Roteiro que obedece à ordem cronológica.
• AÇÃO DRAMÁTICA: Soma da vontade da personagem, da decisão e da mudança.
• ADAPTAÇÃO: Processo de passagem de uma linguagem para outra.
• ANTECIPAÇÃO: Capacidade de antecipar uma situação. Criação de uma expectativa.
• ARGUMENTO: Desenrolar da ação, resumo que contém as principais indicações da história: localização, personagens. Defesa da história.
• ÁUDIO: Parte sonora de um filme ou programa.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

C
• CÂMERA SUBJETIVA: Câmera que funciona a partir da ótica do ator, como se fosse seu próprio olho.
• CAPA: Folha do roteiro que contém o título, nome do autor etc.
• CASTlNG: Formação do elenco. Ver elenco.
• CENA: Unidade dramática do roteiro; seção contínua dentro da ação, dentro de um mesmo lugar.
• CLAQUETE: Pequeno quadro onde se indicam as cenas e as tomadas.
• CLÍMAX: Ponto culminante da ação dramática.
• CLOSE UP: Primeiro plano ou plano de pormenor. Plano que acentua um detalhe.
• COMPOSIÇÃO: Características psicológicas, físicas e sociais que definem uma personagem. (Composição da personagem, tipologia.)
• CONFLITO: Confrontação de forças e personagens com a qual a ação se desenvolve.
• CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA: Realização da estrutura dramática.
• CONTRASTE: Criação de diferenças explícitas referentes à iluminação de objetos ou zonas.
• CORTE: Passagem direta de uma cena para outra.
• CORTE DE CONTINUIDADE: Corte no meio de uma cena que é retomada mais adiante.
• CRÉDITOS: Relação das pessoas físicas e jurídicas que participaram da ou contribuíram para a – realização de um produto audiovisual. Geralmente mostrada no final da produção.
• CRISE DRAMÁTICA: Ponto de grande intensidade e mudanças da ação dramática.
• CURVA DRAMÁTICA: Variação da intensidade dramática em relação ao tempo.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

D
• DECURSO DA AÇÃO: Conjunto de acontecimentos relacionados entre si por conflitos que se vão resolvendo ao longo da história.
• DESFOCAR: A câmera altera o objeto focado.
• DIÁLOGO: Corpo de comunicação do roteiro. Discurso entre personagens.
• DOLLY BACK: Travelling ou grua de afastamento. A câmera afasta-se do objeto.
• DOLLY IN: Travelling ou grua de aproximação. A câmera aproxima-se do objeto.
• DOLLY OUT: A câmera retrocede e abandona o objeto.
• DOLLY SHOT: Movimento de câmera caracterizado por se aproximar e se afastar do objeto e também por movimentos verticais.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

E
• ELENCO: Conjunto de atores selecionados.
• ELIPSE: Passagem muito rápida do tempo.
• EMISSOR: Que transmite uma mensagem.
• EMPATIA: Identificação do público com a personagem.
• ENCADEADO: Fusão de duas imagens, uma sobrepondo-se à outra.
• EPÍLOGO: Cenas de resolução.
• ESFUMAR: A imagem dissolve-se na cor branca ou funde-se com outra.
• ESPELHO: Página do roteiro onde se anotam os dados sobre personagens, cenários, localizações etc.
• ESTRUTURA: Fragmentação do argumento em cenas; esqueleto da seqüência das cenas.
• ETHOS: Ética, moral da história narrada.
• EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS: Cenas explicativas, de informação.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

F
• FADE IN: O surgir da imagem a partir de uma tela escura que se vai aclarando.
• FADE OUT: Escurecimento gradual da tela.
• FICÇÃO: Inventar, compor e imaginar. Recriar a realidade.
• FLASH BACK: Cena que revela algo do passado.
• FLASH FORWARD: Cena que revela parcialmente alguma coisa que vai acontecer.
• FOTONOVELA: Ver novela.
• FREEZE: Congelado. Manter uma mesma imagem por repetição do quadro. Congelar a imagem.
• FULL SHOT: Ver long shot.
• FUNÇÃO DRAMÁTICA: Quando o objetivo dramático de uma cena se converte em realidade.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

G
• GANCHO: Momento de grande interesse colocado antes de um intervalo.
• GIMMICK: Recurso utilizado para resolver uma situação problemática. Mudança de expectativas.
• GUERRA DO PAPEL: Momento de discussão e análise, depois da escrita do primeiro roteiro.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

H
• HALO DESFOCADO: A câmera desfoca em volta de um objeto, enquanto este se mantém focado.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

I
• IDÉIA: Semente da história. Primeira idéia.
• INDICAÇOES: Anotações sobre a cena, o estado de ânimo etc.
• INSERTO: Imagem rápida que antecede um fato.
• INTENÇÃO: Vontade implícita ou explícita da personagem.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

L
• LOCALIZAÇÃO: Situação de uma história no espaço.
• LOGOS: Palavra, discurso, estrutura verbal de um roteiro.
• LONG SHOT: Full Shot, plano geral, plano que abarca todo o cenário. Utiliza-se para mostrar um grande ambiente.
• LOOP: Fita ou aro. Pedaço de película, cortado e separado para a montagem.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

M
• MACROESTRUTURA: Estrutura geral dd roteiro.
• MEIO: Por onde se transmite a mensagem.
• MICROESTRUTURA: Estrutura da cena.
• MINISSÉRIE: Obra fechada, com vários plots, que se desenrola durante um número de episódios geralmente não superior a dez.
• MOVIOLA: Máquina utilizada na montagem de filmes ou vídeos.
• MUDANÇA DE EXPECTATIVAS: Quando o curso da história muda de repente.
• MULTIPLOT: Diversas linhas de ação, igualmente importantes, numa mesma história.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

N
• NOVELA: Obra aberta com multiplot.
• NÚCLEO DRAMÁTICO: Reunião das personagens relacionadas entre si por uma mesma ação dramática e organizadas num plot.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O
• OBJETIVO DRAMÁTICO: A razão de existência de uma cena.
• OFF: Vozes ou sons presentes, sem que se veja a fonte que os produz.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

P
• PANORÂMICA (pn): Câmera que se desloca de um lado para o outro dando uma visão geral do ambiente.
• PASSAGEM DO TEMPO: Artifício utilizado para mostrar que o tempo passou.
• PATHOS: Drama, conflito.
• PERSONAGEM: Quem vive a ação dramática.
• PLANO MÉDIO: Plano americano. Vê-se uma pessoa da cintura para cima.
• PLOT: Espinha dorsal dramática do roteiro; núcleo central da ação dramática.
• PONTO DE IDENTIFICAÇÃO: Relação convergente entre o público e a ação dramática.
• PONTO DE PARTIDA: Conjunto de cenas que iniciam o espetáculo.
• PONTO DE VISTA: Câmera situada à altura dos olhos do ator.
• PREPARAÇÃO: Cenas que antecipam uma complicação e/ou clímax.
• PROCESS SHOT: Maneira engenhosa de simular movimento. Uma cena pré-filmada projeta-se por trás do atores.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Q
• QUICK MOTION: Câmera rápida. Movimento acelerado.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

R
• RECEPTOR: Quem recebe a mensagem.
• REPETIÇÃO (Usada em comédia): O roteiro repete situações dramáticas já conhecidas do público.
• RESOLUÇÃO: Final da ação dramática.
• RITMO: Cadência do roteiro. Harmonia.
• ROTEIRO: Forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual.
• ROTEIRO FINAL: Roteiro aprovado para o início da filmagem ou gravação.
• ROTEIRO LITERÁRIO: Roteiro que não contém indicações técnicas.
• ROTEIRO TÉCNICO: Roteiro contendo indicações referentes à câmera, iluminação, som etc.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

S
• SCREENPLAY: Roteiro para cinema.
• SCRIPT: Roteiro pronto para ser entregue à equipe de filmagem.
• SEQÜÊNCIA: Série de tomadas.
• SÉRIE: Obra fechada, com personagens fixas, que vivem uma história completa em cada capítulo.
• SET: Local de filmagem.
• SHOOTING SCRIPT: Roteiro feito pelo diretor a partir do roteiro final. Emprega-se para a produção.
• SHOT: Plano. Imagem gravada ou filmada.
• SIMPATIA: Solidariedade do público para com a personagem.
• SINOPSE: Visão de conjunto. Narrativa breve.
• SlTCOM (Comédia de situação): Série fechada de humor, normalmente de um só plot.
• SLOWS SCREEN: Divisão da tela mostrando, ao mesmo tempo, imagens de dois acontecimentos separados.
• STORY BOARD: Série de esboços em seqüência das principais tomadas ou cenas.
• STORY LINE: Síntese de uma história.
• SUBPLOT: Linha secundária de ação.
• SUBTEXTO: Sentido implícito. Entrelinhas.
• SUSPENSE: Antecipação urgente.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

T
• TAKE: Tomada. Inicia-se quando se liga a câmera e dura até que se desliga.
• TELEGRAFAR: Breve informação que se dá sobre alguma coisa que vai passar.
• TELEVISIONPLAY: Roteiro para televisão.
• TEMPO DRAMÁTICO: Tempo estético. Cadência.
• TEMPORALIDADE: Localização de uma história no tempo.
• TOTALIDADE: Princípio básico da unidade.
• TRAVELLING: Câmera em movimento que acompanha, por exemplo, os atores enquanto caminham, com a mesma velocidade. Também qualquer deslocação horizontal da câmera.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

V
• VALORES DRAMÁTICOS: Pontos-chave de um roteiro.
• VARRIDO: A câmera corre, mudando a imagem de lugar rapidamente.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Z
• ZOOM: Efeito ótico de aproximação ou afastamento da objetiva

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Fonte: COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. 3a. ed. Rio de Janeiro, Artemídia Rocco, 1998

Os comentários estão fechados.

Direitos reservados © 2009-2017 Cineclube Tema criado por mg12. Validar XHTML 1.1 e CSS 3.