Arquivo

Arquivo de maio, 2009

Programação Maio – 5ª semana

22, maio, 2009

29/05/09

mandela Programação Maio   5ª semanaMANDELA – A LUTA PELA LIBERDADE

DIRETOR: Bille August

COMENTÁRIO: A história de um guarda branco e racista na África do Sul do apartheid. Sua vida foi alterada depois de passar 20 anos guardando a cela de Nelson Mandela.

Author: Pedagogia Categories: Programação do mês Tags:

Programação Maio – 4ª semana

15, maio, 2009

22/05/09

hotelruanda Programação Maio   4ª semanaHOTEL RUANDA

DIRETOR: Terry George

COMENTÁRIO: Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, no decorrer de apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda.

Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Munido apenas da sua coragem, ele protegeu quem chegava ao hotel, adultos e crianças, mas de 1.200 pessoas, assim como sua própria família.

O filme reconstrói com beleza uma história necessária.

Author: Pedagogia Categories: Programação do mês Tags:

Sinopse da Semana: A FAMÍLIA DA NOIVA

15, maio, 2009

A FAMÍLIA DA NOIVA – EUA: 2005 – 106 min
DIRETOR: Kevin Rodney Sullivan
ELENCO: Bernie Mac (Percy Jones), Ashton Kutcher (Simon Green), Zoe Saldana (Theresa Jones), Judith Scott (Marilyn Jones), Hal Williams (Howard Jones), Kelle Stewart (Keisha Jones)
CURIOSIDADE: Refilmagem de Adivinhe Quem Vem Para Jantar ( 1967).

O filme é uma releitura do clássico de 1967, Adivinhe quem vem para jantar, em que a branca Joanna (Katherine Houghton) apresenta seu namorado negro Jon (Sidney Poitier) à família, e levanta profundas questões raciais que renderam ao filme 9 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, diretor e roteiro.

O roteiro do filme é sobre um casal de classe média americana que precisa reavaliar seus princípios quando descobre que sua filha está namorando um rapaz negro inteligente e de promissora carreira.

Dirigido por Stanley Kramer e com Spencer Tracy, Sidney Poitier e Katharine Hepburn no elenco o filme é considerado um clássico. O filme deu o que falar à época. Montado quase que totalmente em cima de bons diálogos, ele funciona quase como uma peça de teatro (e, surpreendentemente, ele não é uma adaptação de uma peça de teatro). E realmente o que segura o interesse são, principalmente, três coisas: Spencer Tracy, Hepburn e os diálogos. Quando, perto do final do filme, os pais do noivo chegam a casa, eles ganham uma dimensão ainda maior.

Em Adivinhe Quem Vem Para Jantar, Sidney Poitier empresta seu charme de sempre, com fineza e sempre de forma marcante em cena. Não é necessariamente um destaque (ainda que seu papel seja chave): esse seu papel tem mais fama do que qualidades reais – no fim das contas, é somente um jovem assustado pedindo a mão de uma filha em casamento. O filme tem algumas curiosidades tristes: o ator Spencer Tracy morreu aproximadamente duas semanas após o término das filmagens, e por esse motivo Katharine Hepburn  jamais conseguiu terminar de assistir ao filme. O ator estava muito mal durante as filmagens, tanto que havia dois roteiros: um com ele e outro sem ele. Sendo assim, este filme ficou como último legado desse ator que teve mais de 50 filmes na carreira. Pode não ser um clássico absoluto e imortal, mas sua atuação não o desprestigiou: ao lado de Hepburn, ele foi o grande nome do filme.

A Família da Noiva, versão 2005 inverte a situação, colocando Simon (Ashton Kutcher) como o namorado branco de Theresa (Joe Saldana), negra e filha de Percy (Bernie Mac), um bem sucedido executivo de uma organização financeira. Possessivo, controlador e racista, Percy inicia uma verdadeira cruzada para mostrar à filha que seu novo companheiro caucasiano não é digno de seu amor.

Um dos principais problemas do diretor Kevin Rodney Sullivan foi ter se prendido demais na questão racial a que somos apresentados e não saber como ramificar outros bons frutos que poderíamos ter obtido com esta comédia. Falando incisivamente, o filme insiste tanto na questão “ele é branco, nós somos negros” e “como você pode namorar esse sujeito” que, além de ficar repetitivo, acaba soando preconceituoso, por mais que esse não seja o objetivo do filme.

A Família da Noiva é uma comédia sobre os apuros pelos quais passa um rapaz em um final de semana quando vai conhecer  os pais de sua noiva.

O noivo, Simon Green (Ashton Kutcher), é um jovem investidor que tem tudo para ter um brilhante futuro, mas ele pede demissão pouco antes de viajar a Nova Jersey com  sua noiva, Theresa (Zoe Saldana).

O pai é Percy (Bernie Mac), um homem que aprendeu a investigar a vida dos outros e sempre ter um olhar desconfiado, já que é responsável pelos empréstimos de um banco. Temeroso, já que acredita que não exista homem bom o suficiente para sua filha, Percy encomenda uma investigação de crédito de Simon.

O resultado o tranquiliza, já que Simon é um bem sucedido corretor de ações, com Percy acreditando que ele seja um ótimo pretendente para Theresa. Porém o que ele não contava era que Simon fosse branco. Surpreso com a situação, Percy começa a questionar Simon sobre sua vida e suas origens. Mas o que Percy não sabe é que Simon já pediu Theresa em casamento e que o casal pretende anunciar o noivado na festa de bodas de prata do casamento dos pais dela. Simon logo ganha a simpatia da Sra. Jones, Marilyn (Judith Scott), mas é claro que não ganha a de Percy exatamente por ser um branco querendo casar com a filha de um orgulhoso negro.

Bernie Mac faz o papel que foi de Spencer Tracy em Advinhe Quem Vem Para Jantar, o pai de família orgulhoso que está prestes a comemorar suas bodas de prata com Marilyn (Judith Scott) com uma grande festa ao ar livre na residência da família, em Cranford, Nova Jersey.

A filha do casal,Theresa (Zoe Saldana), chega para a festa acompanhada de seu namorado, que seus pais ainda não conhecem e que Percy visualiza como alguém com o visual de um Denzel Washington, a inteligência de um Colin Power e a garra competitiva de um Tiger Woods.

Em lugar disso, quem chega é Simon Green (Ashton Kutcher). Simon não faz sucesso instantâneo com o superprotetor Percy Jones. E as coisas vão de mal a pior quando vem á tona a verdade sobre o fato de Simon estar desempregado, o que cria um certo obstáculo aos planos do jovem casal de anunciar seu noivado.

A chave do sucesso de A Família da Noiva está na química de confronto entre Bernie Mac e Ashton Kutcher e o fato de ambos estarem em plena forma como atores. Enquanto isso Zoe Saldanha, no papel da muito pé no chão namorada de Simon, e Judith Scott, como a tolerante, até certo ponto, mulher de Percy, oferecem um apoio mais do que competente.

Além do conflito étnico, temos também aquela velha história de “pai protetor que não admite ver a filha crescendo e faz de tudo para sabotar o relacionamento, dentro do cabível na ética familiar”. O mote “conflito racial” seria o interessante a ser explorado.  Afinal, depois de tantos anos de luta para ser tratado com igualdade, eis que os papéis se invertem e desta vez é um branco que sofre preconceito neste filme.

Qual é o termo certo? Negro? Preto? De cor? Moreno? E qual é a tal “questão do negro”, de que tanto falam? Como terminologias e eufemismos nunca agradam a todos, vamos aos fatos: nos EUA, onde 12% da população é formada por negros, há 800 mil deles em prisões contra 460 mil em universidades. Já no Rio de Janeiro, 66% da população negra vive encarcerada, enquanto no resto do país, 70% da população miserável é formada por negros, ainda que eles sejam 45% da população total.

REFERÊNCIAS:
http://www.cinepop.com.br/filmes/familiadanoiva.htm
http://www.adorocinema.com/filmes/familia-da-noiva/familia-da-noiva.asp
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=791
http://cinema.terra.com.br/ficha/0,,TIC-OI5402-MNfilmes,00.html

Author: Pedagogia Categories: Sinopse da Semana Tags:

Programação Maio – 3ª semana

8, maio, 2009

15/05/09

familiadanoiva Programação Maio   3ª semanaA FAMÍLIA DA NOIVA

DIRETOR: Kevin Rodney Sullivan

COMENTÁRIO: Percy Jones é um chefe de família que se orgulha de estar sempre certo em relação a sua família. Ele está prestes a conhecer Simon Green, o novo namorado de sua filha Theresa .

Temeroso, já que acredita que não exista homem bom o suficiente para sua filha, Percy encomenda uma investigação de crédito de Simon. O resultado o tranquiliza, já que Simon é um bem sucedido corretor de ações, com Percy acreditando que ele seja um ótimo pretendente para Theresa.

Porém o que ele não contava era que Simon fosse branco. Surpreso com a situação, Percy começa a questionar Simon sobre sua vida e suas origens.

Author: Pedagogia Categories: Programação do mês Tags:

Direitos reservados © 2009-2016 Cineclube Tema criado por mg12. Validar XHTML 1.1 e CSS 3.